Sintomas e Possíveis Causas
Muitas vezes, a anorexia – ou outros distúrbios alimentares – surge quando se passa por momentos conturbados, como separação, perda de emprego, perda de um parente, mudança de cidade. Isso não quer dizer que sejam a causa da anorexia, mas, sim, que são facilitadores do aparecimento do transtorno.
No início, os sintomas são pouco perceptíveis, pois o anoréxico finge estar se alimentando e chega a usar roupas largas. Qualquer ganho de peso apavora e gera angústia. Assim como a anorexia, a bulimia também é um transtorno que leva à obsessão pela magreza. Porém, nesses casos, ela provoca refluxos. O anoréxico se recusa a comer, mas não por falta de apetite. Já quem é acometido pela bulimia come, mas procura “se livrar” da comida, vomitando ou tomando laxantes e diuréticos como uma forma de punição por não conseguir ficar sem comer.
Quando o distúrbio atinge um estágio mais avançado, a pessoa, mesmo estando muito abaixo do peso normal, com os ossos à mostra, ainda se acha gorda e quer emagrecer mais. Este tipo de transtorno costuma estar ligado à depressão e também provoca reações no organismo e nas funções fisiológicas, como interrupção do ciclo menstrual.
As Complicações
A anorexia nervosa apresenta a maior taxa de mortalidade ao ano, dentro de todos os transtornos psiquiátricos. As causas destes óbitos vão desde inanição a suicídio por depressão.
Geralmente, o paciente com anorexia não percebe o problema, pois acha ser normal querer controlar a alimentação. E, apesar de amigos e familiares insistirem em dizer que está magro(a) demais e que deve se alimentar melhor, o(a) paciente nega a informação e se preocupa em como emagrecer ainda mais. Além disso, na maioria das vezes recusa-se a procurar um especialista.
Outra situação bastante comum, também mostrada na novela da TV, é que as pessoas em volta demoram a perceber o problema, na maioria das vezes por falta de conhecimento do assunto.
Existem vários sites, comunidades e blogs (diários pessoais) na internet que apresentam informações sobre os grupos pró-annas, forma “carinhosa” de chamar a pessoa com anorexia. Estes grupos mantêm informações sobre como agir em caso de fome, como enganar os pais e outras dicas que preocupam médicos e familiares.
Um conteúdo muito bacana e sugerido através da Endrocrino!
REDES SOCIAIS