AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA:


A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INVESTIGA EM PROFUNDIDADE COMO ESTÃO FUNCIONANDO ATENÇÃO, MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, FUNÇÕES EXECUTIVAS, INTELIGÊNCIA, COGNIÇÃO SOCIAL, LINGUAGEM. TAIS INFORMAÇÕES SÃO COMBINADAS E INTEGRADAS COM OS ASPECTOS EMOCIONAIS, FISIOLÓGICOS, DESENVOLVIMENTAIS, FAMILIARES E SOCIOAMBIENTAIS DO INDIVÍDUO.

MÉTODO:

ENTREVISTAS CLÍNICAS COM PACIENTE E FAMÍLIA; QUESTIONÁRIOS, ESCALAS E TESTES PSICOMÉTRICOS PADRONIZADOS; TESTES QUALITATIVOS E ECOLÓGICOS; OBSERVAÇÕES COMPORTAMENTAIS. TODAS INFORMAÇÕES SÃO ANALISADAS, INTERPRETADAS E, AO FINAL, É PRODUZIDO E FORNECIDO UM LAUDO AO PACIENTE E AO PROFISSIONAL SOLICITANTE.

PERMITE IDENTIFICAR ÁREAS OU FUNÇÕES INTELECTUAIS ALTERADAS (EX. MEMÓRIA), AUXILIA NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS, BEM COMO NA DISCRIMINAÇÃO ENTRE QUADROS CLÍNICOS. PODE AJUDAR A RESPONDER, POR EXEMPLO, SE A ALTERAÇÃO COGNITIVA DE UM PACIENTE É DECORRENTE DE UM AVE (DERRAME) OU RESULTADO DE UMA DEPRESSÃO GRAVE.

INDICAÇÕES:

  • PARA AJUDAR NO DIAGNÓSTICO – OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ÀS VEZES SÃO USADOS ​​PARA AJUDAR A ENTENDER A CAUSA DOS PROBLEMAS OU TRANSTORNO. POR EX., DETERMINAR SE AS ALTERAÇÕES COGNITIVAS DE ALGUÉM SÃO DEVIDAS AO ENVELHECIMENTO NORMAL, A UMA DOENÇA NEUROLÓGICA OU A UMA DEPRESSÃO OU ANSIEDADE. O MÉDICO PODE USAR OS RESULTADOS DO EXAME NEUROPSICOLÓGICO JUNTO COM OS RESULTADOS DE OUTROS EXAMES (EEG, EXAMES DE IMAGEM, DE SANGUE) PARA CHEGAR A UM DIAGNÓSTICO MAIS PRECISO.
  • PARA DETERMINAR AS FORÇAS E FRAQUEZAS COGNITIVAS – EM ALGUNS CASOS, PODEM-SE SOLICITAR A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA UMA PESSOA QUE TEVE UM ACIDENTE OU LESÃO NEUROLÓGICA, PARA DESCOBRIR QUAIS FUNÇÕES COGNITIVAS FORAM AFETADAS. SERVE TAMBÉM PARA PESSOAS QUE UTILIZARAM POR MUITOS ANOS ÁLCOOL E DROGAS E QUEREM AVERIGUAR AS SEQUELAS COGNITIVAS.
  • ESTABELECER UMA LINHA DE BASE – EM ALGUNS CASOS, UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA É REALIZADA ANTES E DEPOIS DE UM TRATAMENTO MÉDICO OU CIRÚRGICO PARA DETERMINAR SE AS HABILIDADES COGNITIVAS FORAM AFETADAS PELA INTERVENÇÃO. A REAVALIAÇÃO EM ALGUM MOMENTO APÓS A LINHA DE BASE TAMBÉM PODE DEMONSTRAR QUÃO BEM UM INDIVÍDUO ESTÁ SE RECUPERANDO DE UM DERRAME OU LESÃO CEREBRAL TRAUMÁTICA, E SE ELE ESTÁ PRONTO PARA RETOMAR SUAS ATIVIDADES.

PARA AJUDAR A PLANEJAR UM TRATAMENTO OU OUTRA INTERVENÇÃO – OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICAPODEM SER USADOS ​​PARA IDENTIFICAR QUAIS HABILIDADES COGNITIVAS DEVEM SER O FOCO DA REABILITAÇÃO QUANDO UM PACIENTE TEVE UMA LESÃO CEREBRAL OU AJUDAR OS TERAPEUTAS A DETERMINAR QUAIS PONTOS FORTES PODERIAM COMPENSAR OS PONTOS FRACOS.

A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA É RECOMENDADA EM QUALQUER CASO ONDE EXISTA SUSPEITA DE UMA DIFICULDADE COGNITIVA DE ORDEM NEUROLÓGICA OU COMPORTAMENTAL.

  • DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTROS TIPOS DE DEMÊNCIAS

  • DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE DEPRESSÃO E DEMÊNCIA

  • TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

  • LESÕES CEREBRAIS DECORRENTES DE TRAUMATISMOS

  • ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE) OU “DERRAME”

  • DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS OU NEUROPSIQUIÁTRICOS

  • DÉFICITS CAUSADOS POR ABUSO DE DROGAS E ÁLCOOL E OUTRAS SUBSTÂNCIAS

CASO QUEIRA FAZERE QUALQUER PERGUNTA, ME ENVIE UM E-MAIL: psicologo@lucianohaussen.com.br

AGENDE SUA CONSULTA

CONHEÇA MEUS TRABALHOS E PUBLICAÇÕES

CONFIRA OS ARTIGOS, CAPÍTULOS DE LIVROS, APRESENTAÇÕES E CONGRESSOS QUE JÁ PARTICIPEI.

CONHEÇA